Escalabilidade e eficiência no app de delivery
Escalabilidade e eficiência no app de delivery
Redefinindo a remuneração dos sellers em escala nacional: uma jornada de inovação que envolveu identificar oportunidades, engajar stakeholders, garantir qualidade e assegurar uma implementação eficaz com um MVP.
Ilustração de uma pessoa dirigindo uma moto e realizando uma entrega de bebida. Ao fundo um estabelicimento de venda de bebidas.
Equipe e meu papel:
Como parte de uma squad multidisciplinar, composta por um Product Manager e desenvolvedores back-end, atuei como orquestrador durante a fase de discovery, colaborando estreitamente com o PM na comunicação e nas decisões junto aos stakeholders. Além disso, fui responsável pela condução das pesquisas, mapeamento de processos, ideação e sessões de cocriação e documentações detalhadas para o handoff.
Inserido em uma squad da tribo de escalabilidade dentro da estrutura de trabalho ágil da empresa, meu papel era enfrentar os desafios de criar serviços e produtos internos capazes de destravar o crescimento e a escalabilidade da operação.
Focados em OKRs que priorizavam aumento de receita e eficiência operacional, identificamos uma oportunidade estratégica de parceria com os times de operações e dados para implementar um novo modelo de remuneração para os sellers.
Desafios enfrentados
Processos Manuais: A alta dependência de processos manuais limitava a escalabilidade operacional.
Experiência do Seller: "Não entendo minhas restituições" foi uma das principais reclamações, impactando diretamente a experiência do usuário.
Dependências Tecnológicas: A necessidade de negociações complexas para ajustes em outros produtos representava um entrave significativo para a escalabilidade.
Inovação no Processo:
Adaptei o tradicional Design Critique para uma revisão centrada em processos, focando na identificação de riscos e impactos na jornada do serviço. Essa abordagem permitiu uma avaliação mais profunda das mudanças propostas, assegurando alinhamento com as necessidades operacionais e dos stakeholders.
"...como vamos escalar e mensurar nossos resultados?"
Etapa muito importante para todo o grupo de trabalho. Juntos em uma sessão discutimos a nossa aposta no plano de rollout e quais seriam os indicadores que norteariam os nossos próximos passos.
Impactos
Operações:
A solução abordou diretamente problemas de transparência na remuneração dos sellers, ao mesmo tempo em que introduziu mecanismos para melhorar a gestão da qualidade dos mesmos.
Receita:
O novo modelo de remuneração resultou em um impacto financeiro projetado de R$0,19 por pedido, com suporte crucial do time de dados na modelagem e simulação financeira.
Escalabilidade:
O projeto também proporcionou a oportunidade de desmembrar o monolito existente, preparando a infraestrutura para suportar os desafios de escala futuros.
"Este projeto destacou a força do design de serviço como ferramenta estratégica e de colaboração multidisciplinar. Estratégica porque conseguimos entender o problema, gerar hipóteses e testar possíveis soluções de forma rápida. E também guiou e facilitou as tomadas de decisões em grupo - uma vez que tínhamos uma gama alta de stakeholders"
mais cases:
Vamos conversar:
wes.marcal@gmail.com
Também estou por aqui:
linkedin →
Medium→