WES logo

Métricas Quali e Quant - Botões de Satisfação

O projeto surgiu através de uma demanda de se mensurar a qualidade de alguns artigos institucionais dentro do site de uma Seguradora. Apesar de já existir métricas quantitativas, por meio de analytics, elas por si só não respondiam questões como: Esse artigo está sendo informativo para o usuário? O usuário está lendo o artigo? Como melhorar o conteúdo dos artigos?

A partir daí, iniciou-se a análise das métricas já existentes: Dados do analytics de número de cliques em cada artigo e o tempo de sessão na página.

Pontos chaves: Coletar dados qualitativos, receber feedback de melhoria do conteúdo.

Identificamos que a solução a ser projetada precisaria atender a equipe de conteúdo a criar artigos mais relevantes, que cada artigo precisaria aparecer no lugar certo e na hora certa (recomendação) e influenciar o planejamento de comunicação e marketing do produto da companhia.

A solução proposta teve os seguintes pilares: Analytics + Estrutura de Tags + Botões de Satisfação.

botoes de satisfação

Protótipo de baixa da solução

A estrutura de tags veio para classificar melhor os conteúdos e gerar dados para o sistema de recomendação e busca do site. Já os botões de satisfação, trouxe uma mensuração qualitativa do artigo em questão e a possibilidade de feedback de melhoria caso a avaliação tivesse sido negativa.

Estrutura de tags

Exemplo da estrutura sugerida em um dos produtos

comportamento dos botões

Comportamento dos botões de satisfação e feedback

Nesse projeto atuei como UX Designer e liderei todo o processo de análise, negociação, desenvolvimento da proposta e apresentação para o cliente.

APP Seguros
Busca de médicos
Métricas Quali e Quant