WES logo

Busca de médicos - Teste de Usabilidade

Em uma das maiores segurados do país, no seu produto de Seguro Saúde, surgiu o desafio de avaliar a busca de médicos pelo site. Essa busca é um dos serviços mais acessados pelos clientes do produto e apresentava grande ocorrência de reclamações nos canais de atendimento.

A decisão de se fazer um teste de usabilidade nesse projeto veio com o entendimento de que apenas as métricas existentes da busca do site não bastavam, e de que era preciso entender o comportamento do usuário e de como isso estava afetando o produto.

APP

Card de uma das tarefas realizadas

O objetivo deste teste de usabilidade foi medir de forma qualitativa se a busca referenciada (clinicas, hospitais...) no site da Seguradora estava fácil de usar, se as pessoas estavam entendendo a nomenclatura, e mapear insights para uma nova proposta dessa funcionalidade.

Foram selecionamos 5 usuários através de uma ferramenta de pesquisa para realizar o teste. A partir daí, meu time e eu elaboramos um roteiro de atividades para iniciar os testes.

teste de usabilidade

Print do teste de usabilidade em execução


Resultados:

Grande parte dos erros apontados nas primeiras análises se confirmou, porém tivemos surpresas na percepção dos usuários quanto à nomenclatura – o nome “Rede Referenciada” não se deixava entender que se tratava de uma busca de médicos e clínicas, enquanto o termo “Médicos, Clínicas e Hospitais” trouxe um menor tempo de ação de clique.

O teste foi essencial para o desenvolvimento da proposta ideal entregue para o cliente. Proposta essa que também participei como UX Designer nas etapas de imersão e prototipação.

fluxo

Fluxo de busca da solução apresentada

APP Seguros
Busca de médicos
Métricas Quali e Quant